sexta-feira, 7 de março de 2014

NOTA DO FPT SOBRE O MOVIMENTO PELA CONSCIENTIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POPULAR

* vídeo produzido pelo FPT em setembro de 2013.


O Fórum Popular Teresópolis é uma organização atípica, sem representantes constituídos e sem vinculação ideológica ou partidária, pautada exclusivamente na deliberação coletiva de seus participantes. Nossa luta é por direitos. O que nos une é a consciência de que a dignidade dos habitantes depende de sua participação política na cidade. 


A nossa mobilização, portanto, é e sempre foi exclusivamente pelo debate público, sem defender qualquer proposta ou alternativa que não seja apresentada pela população organizada em um processo legítimo e democrático. É por esse processo legítimo e democrático, como condição da efetividade dos direitos e garantias fundamentais da população, que lutamos. 


O desenvolvimento da democracia participativa na cidade passa pela necessidade de se instrumentalizar a consulta popular de modo a permitir um novo modelo de gestão e condução do município. O mandato político precisa ser uma ferramenta mediante a qual o povo possa se manifestar, informando os rumos a serem tomados pelos representantes eleitos, primeiramente, na Prefeitura e Câmara de sua cidade.

Agimos no FPT pautados pelas deliberações coletivas e horizontais da assembleia pública e do órgão executivo, que são núcleos abertos à participação de qualquer cidadão. Essa é a estrutura que fundamenta a nossa caminhada por uma cidade de direitos, que vê a conscientização e a participação popular como corolários da efetividade dos direitos e dos princípios fundamentais da Constituição da República em nosso município.

O sistema político do país está falido e não há melhor reforma política do que a que parte do próprio cidadão, com o processo de politização da cidade. O modelo vigente gera mandatos submissos e autoritários, colocando o Estado como promotor da desigualdade, da violência, do conflito social, da degradação ambiental e impedindo a economia de crescer e se desenvolver de forma sustentável. Não serve para Teresópolis ou para lugar algum. 

O FPT luta para que a população seja convidada, estimulada e exija participar das decisões fundamentais da cidade, pois somente assim poderemos garantir de nossos representantes o fiel cumprimento do poder que lhes é outorgado, com o compromisso popular sobreposto a interesses econômicos que financiam campanhas, corrompem as instituições públicas e subvertem o processo democrático. 

A população organizada escolhe o seu próprio destino.

Luta que segue.

Teresópolis, 07 de março de 2014.

FÓRUM POPULAR TERESÓPOLIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário